Complexo Viário Padre Adelino

Concluída em Dezembro de 2011 - São Paulo.

O Complexo Padre Adelino é constituído por um conjunto de obras viárias localizadas na cidade de São Paulo, mais especificamente no cruzamento da Radial Leste com a Avenida Salim Farah Maluf. Integram o complexo um viaduto estaiado, alças de acesso e novas pistas na Radial Leste.

Coube à Paulitec Construções Ltda., por meio de um consórcio, a edificação do viaduto estaiado, importante item do complexo e uma imprescindível válvula de escape para o trânsito paulistano.

Talvez o maior desafio da obra tenha sido a construção da torre principal, devido à sua natureza peculiar e única. Além da dificuldade inerente à construção de uma torre, sua estrutura também é responsável pela passagem de estais contínuos que, por sua vez, são sustentados por tabuleiros em ambos os lados do viaduto, tornando se assim uma intrincada obra de engenharia.

 

Ponte do Rio Guamá - Pará

Concluída em Setembro de 2002 - Pará.

 

A construção da Ponte Estaiada sobre o Rio Guamá é um dos feitos mais expressivos da Paulitec Construções Ltda.. A obra possui aproximadamente dois quilômetros de extensão e sua utilidade se dá na conexão física entre a região metropolitana de Belém com o Porto de Vila do Conde.

Além disso, a Ponte é um notável monumento da engenharia por possuir o maior vão livre do Brasil, por ter torres com altura superior a cem metros, estacas submersas a mais de sessenta metros de profundidade e, obviamente, por possuir uma belíssima estrutura.

A Paulitec Construções Ltda. se considera privilegiada por edificar uma ponte de tamanha importância e cuja realização auxilia de maneira fundamental na aceleração do desenvolvimento, no escoamento de produtos e na industrialização da região.

 

PONTE HORTOLÂNDIA

Concluída em Novembro de 2014 - Hortolândia - São Paulo.

 

O leitor mais atento, ao navegar pelo site Paulitec Construções Ltda., já deve ter percebido a capacidade e o interesse da empresa na construção de pontes estaiadas. Percepção essa que obviamente não se restringe ao âmbito virtual, o que torna a Paulitec uma referência para o setor da Construção Civil nessa modalidade de edificação.

Em Agosto de 2012, a Paulitec Construções Ltda. retornou à sua essência ao ser contratada para construir uma ponte estaiada em Hortolândia, cidade do interior paulista localizada próxima a Campinas.

A obra possui cerca de 750 metros de comprimento e foi concebida a partir de métodos construtivos variados. Dentre as diversas técnicas utilizadas na realização da Ponte de Hortolândia, destacam-se a fundação em tubulões de ar comprimido, as estacas pré-moldadas, a utilização de vigas protendidas e os 180 metros de vão livre sustentado por estais.

Além dos métodos supracitados, a Paulitec Construções Ltda. teve de lidar com outro portentoso desafio: controlar as altas temperaturas liberadas nas reações exotérmicas - que liberam calor - do concreto. Para evitar que tais reações causassem fissuras ou rachaduras na estrutura da ponte durante a concretagem, os engenheiros se valeram de um arrojado método; misturar uma porcentagem de gelo ao concreto que seria derramado.

A importância do empreendimento, por sua vez, se dá no aumento da capacidade de escoamento que a edificação proporcionará para a região, além de se tornar um marcante cartão-postal de Hortolândia.