PONTE HORTOLÂNDIA

Concluída em Novembro de 2014 - Hortolândia - São Paulo.

 

O leitor mais atento, ao navegar pelo site Paulitec Construções Ltda., já deve ter percebido a capacidade e o interesse da empresa na construção de pontes estaiadas. Percepção essa que obviamente não se restringe ao âmbito virtual, o que torna a Paulitec uma referência para o setor da Construção Civil nessa modalidade de edificação.

Em Agosto de 2012, a Paulitec Construções Ltda. retornou à sua essência ao ser contratada para construir uma ponte estaiada em Hortolândia, cidade do interior paulista localizada próxima a Campinas.

A obra possui cerca de 750 metros de comprimento e foi concebida a partir de métodos construtivos variados. Dentre as diversas técnicas utilizadas na realização da Ponte de Hortolândia, destacam-se a fundação em tubulões de ar comprimido, as estacas pré-moldadas, a utilização de vigas protendidas e os 180 metros de vão livre sustentado por estais.

Além dos métodos supracitados, a Paulitec Construções Ltda. teve de lidar com outro portentoso desafio: controlar as altas temperaturas liberadas nas reações exotérmicas - que liberam calor - do concreto. Para evitar que tais reações causassem fissuras ou rachaduras na estrutura da ponte durante a concretagem, os engenheiros se valeram de um arrojado método; misturar uma porcentagem de gelo ao concreto que seria derramado.

A importância do empreendimento, por sua vez, se dá no aumento da capacidade de escoamento que a edificação proporcionará para a região, além de se tornar um marcante cartão-postal de Hortolândia.

 

HANGAR E CENTRO DE CONVENÇÕES - SECULT

Concluída em Outubro de 2007 - Belém - Pará.

 

Para a construção do Centro de Convenções Hangar, a Paulitec Construções Ltda. privilegiou a estética em todos os sentidos, fazendo com que a edificação se tornasse um marco arquitetônico para o estado do Pará.

A capacidade logística da empresa para a realização da obra também é digna de nota, já que a cadeia de suprimentos esquematizada para importar sofisticadas peças da Europa demandou uma grande coordenação e harmonia entre os envolvidos. Cita-se como exemplo desse desafio os vidros especiais trazidos da Bélgica, cujas áreas mediam quinze metros quadrados.

Além da beleza estrutural, o Centro de Convenções harmoniza de forma sublime seus distintos espaços. O edifício possui um auditório para duas mil e duzentas pessoas, praças de alimentação e um ambiente para exposições com vinte e cinco mil metros quadrados; todos dispostos de maneira equilibrada pela configuração da obra.

 

Ceus - Água Azul, Limoeiro e Sapopemba - São Paulo

Concluído em 2008 - São Paulo - São Paulo.

 

Em meados de 2008, a Paulitec Construções Ltda. finalizou a construção de três Centros Educacionais Unificados (CEUs) em regiões periféricas de São Paulo, mais precisamente nos bairros do Limoeiro, da Água Azul e do Sapopemba.

Tais obras são referência em matéria de educação e lazer, não apenas para alunos mas também para a comunidade em geral da região, que pode desfrutar das piscinas, teatros e áreas desportivas que os CEUs dispõem.

 

Memorial Getúlio Vargas - Rio de Janeiro

Concluída em Agosto de 2004.

Um dos maiores desafios superados  pela Paulitec Construções Ltda. na construção do Memorial Getúlio Vargas  foi o rebaixamento do lençol freático, pois havia a necessidade de impermeabilizá-lo e ancorá-lo para que não ocorresse sua "flutuação".

Além disso,o acabamento e a iluminação do Memorial receberam uma atenção especial e foram finalizados com requinte e sofisticação dignos de uma obra de arte. Atualmente, o Monumento tornou se uma referência em frente ao saudoso Hotel Glória no Rio de Janeiro.