UNIFESP - São José dos Campos

Concluída em Maio de 2014 – São José dos Campos – São Paulo.

São José dos Campos, cidade do interior paulista, possui uma variada gama de renomados institutos de ensino e pesquisa, cuja fama se estende não somente na esfera nacional, mas também mundo afora. Dentre essas instituições, destacam-se o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto de Estudos Avançados (IEAV), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento (IP&D).

Em 2012, a Paulitec Construções Ltda. venceu a licitação federal para a edificação de mais um centro de excelência no âmbito educacional; a Universidade Federal de São Paulo ou “UNIFESP”, como é mais comumente conhecida.

Localizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, a UNIFESP possui aproximadamente 23 mil metros quadrados de área construída e foi concebida por meio de uma estrutura integralmente pré-moldada, o que auxiliou na dinamização e no acabamento da obra.

Além disso, o Campus de São José dos Campos tem capacidade para receber cerca de 1000 alunos, integrando em sua grade curricular cursos de grande relevância como, por exemplo, ciências da computação, informática, biologia e outras ciências exatas variadas.

A Paulitec Construções Ltda. se orgulha por ter sido bem sucedida na edificação desse centro de ensino, que há de se tornar um marco no âmbito estudantil superior brasileiro.

 

Sesc Jundiaí

Concluído em Abril de 2015 - Jundiaí - São Paulo.

 

A edificação do Serviço Social do Comércio (SESC) em Jundiaí, cidade integrante do célebre Circuito Paulista das Frutas, foi uma das obras mais complexas e relevantes do extenso histórico de construções da Paulitec Construções Ltda.

Inaugurado em Abril de 2015, o prédio do SESC Jundiaí possui mais de dezessete mil metros quadrados de área construída, compreendendo em seus meandros diversos tipos de estrutura, que vão desde simples quadras e piscinas a modernos e complexos ginásios desportivos.

Tais ambientes são interligados por meio de uma sofisticada tecnologia computacional, conhecida no jargão técnico como Sistema Embarcado. Ao contrário dos computadores convencionais, o sistema em questão realiza conjunta e automaticamente diversas tarefas predefinidas como, por exemplo, controlar ao mesmo tempo a iluminação e a temperatura de um mesmo espaço.

Embora seja uma instalação de altíssima complexidade, a Paulitec Construções Ltda. foi bem sucedida na inserção do Sistema Embarcado para o SESC Jundiaí. Esse feito permitiu que a edificação fosse totalmente automatizada, tornando a rede hidráulica, elétrica e computacional passíveis de controle através de um computador central.

As características inovadoras do empreendimento e a qualidade na sua concepção hão de atrair os habitantes da região para usufruir as variadas opções de lazer, cultura e esportes, disponibilizadas pelo SESC.

 

PONTE HORTOLÂNDIA

Concluída em Novembro de 2014 - Hortolândia - São Paulo.

 

O leitor mais atento, ao navegar pelo site Paulitec Construções Ltda., já deve ter percebido a capacidade e o interesse da empresa na construção de pontes estaiadas. Percepção essa que obviamente não se restringe ao âmbito virtual, o que torna a Paulitec uma referência para o setor da Construção Civil nessa modalidade de edificação.

Em Agosto de 2012, a Paulitec Construções Ltda. retornou à sua essência ao ser contratada para construir uma ponte estaiada em Hortolândia, cidade do interior paulista localizada próxima a Campinas.

A obra possui cerca de 750 metros de comprimento e foi concebida a partir de métodos construtivos variados. Dentre as diversas técnicas utilizadas na realização da Ponte de Hortolândia, destacam-se a fundação em tubulões de ar comprimido, as estacas pré-moldadas, a utilização de vigas protendidas e os 180 metros de vão livre sustentado por estais.

Além dos métodos supracitados, a Paulitec Construções Ltda. teve de lidar com outro portentoso desafio: controlar as altas temperaturas liberadas nas reações exotérmicas - que liberam calor - do concreto. Para evitar que tais reações causassem fissuras ou rachaduras na estrutura da ponte durante a concretagem, os engenheiros se valeram de um arrojado método; misturar uma porcentagem de gelo ao concreto que seria derramado.

A importância do empreendimento, por sua vez, se dá no aumento da capacidade de escoamento que a edificação proporcionará para a região, além de se tornar um marcante cartão-postal de Hortolândia.

 

HANGAR E CENTRO DE CONVENÇÕES - SECULT

Concluída em Outubro de 2007 - Belém - Pará.

 

Para a construção do Centro de Convenções Hangar, a Paulitec Construções Ltda. privilegiou a estética em todos os sentidos, fazendo com que a edificação se tornasse um marco arquitetônico para o estado do Pará.

A capacidade logística da empresa para a realização da obra também é digna de nota, já que a cadeia de suprimentos esquematizada para importar sofisticadas peças da Europa demandou uma grande coordenação e harmonia entre os envolvidos. Cita-se como exemplo desse desafio os vidros especiais trazidos da Bélgica, cujas áreas mediam quinze metros quadrados.

Além da beleza estrutural, o Centro de Convenções harmoniza de forma sublime seus distintos espaços. O edifício possui um auditório para duas mil e duzentas pessoas, praças de alimentação e um ambiente para exposições com vinte e cinco mil metros quadrados; todos dispostos de maneira equilibrada pela configuração da obra.